Dicas para
iluminação.

Iluminação

A iluminação de uma residência é responsável pela maior parte do consumo de energia elétrica. Mas reduzir o consumo não significa necessariamente reduzir a iluminação.

É possível reduzir consumo de energia em iluminação, sem diminuir os seus benefícios. Basta utilizar a iluminação adequadamente, ou seja, planejar suas necessidades, obtendo um resultado melhor e ainda com economia no consumo de energia elétrica.

Reduzir o consumo

Como reduzir o consumo de energia em iluminação:

Iluminar bem não significa iluminar demais. Ao longo dos anos nos acostumamos a usar a iluminação artificial, como sendo o único meio eficiente de se obter luz. Podemos encontrar locais onde a iluminação pode ser reduzida ou até mesmo eliminada, sem prejuízo das atividades nela desenvolvidas.

Algumas residências, por exemplo, possuem fachadas envidraçadas, utilizando a iluminação artificial o dia todo, mesmo havendo luz natural abundante. Nestes casos, pode-se reduzir o número de lâmpadas e/ou de luminárias em operação, com significativa economia do consumo de energia elétrica. A luz natural deve ser aproveitada sempre que possível.

Use com economia

© 2013 Elétrica ES - Instalações e Manutenção Elétrica
Topo