Elaboração e confecção de
projetos de iluminação.

O que é um projeto de iluminação?

Um projeto de iluminação é a previsão da descrição do ambiente, com todos os seus detalhes, tais como: comprimento, largura e altura do local. Fator de utilização, definições dos pontos de iluminação, quantidade de luminárias, calculo da iluminação dirigida, potência consumida, seção dos condutores e dispositivos de proteção dos mesmos. De uma maneira geral, o projeto de iluminação compreende os seguintes fatores:

Iluminância

Símbolo: E

Unidade: lux (lx)

É o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte, ou seja, é a quantidade de luz que está chegando em um ponto. Esta relação é dada entre a intensidade luminosa e o quadrado da distância (l/d²). A iluminância pode ser medida através de um luxímetro, porém, não pode ser vista. O que é visível são as diferenças na reflexão da luz. A iluminância é também conhecida como níveis de iluminação.

Luminância

Símbolo: L

Unidade: cd/m²

É a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfície iluminada. Esta relação é dada entre candelas e metro quadrado da área aparente (cd/m²).
A luminância depende tanto do nível de iluminação ou iluminância, quanto das características de reflexão das superfícies.

Intensidade Luminosa

Símbolo: I

Unidade: candela (cd)

É a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ângulo sólido (lúmen/esferorradiano) projetada em uma determinada direção. O valor está diretamente ligado à direção desta fonte de luz.
A intensidade luminosa é expressa em candelas (cd) e, em algumas situações, em candelas/1000 lúmens.

Fluxo Luminoso

Unidade: lúmen (lm)

É uma das unidades fundamentais em engenharia de iluminação, dada como a quantidade total de luz emitida por uma fonte, em sua tensão nominal de funcionamento.

Índice de reprodução de cor - IRC

É a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz. A luz artificial deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente, ou o mais próximo possível da luz natural do dia.
Quanto mais alto o índice, melhor a reprodução das cores. Lâmpadas com IRC de 100% apresentam as cores com total fidelidade e precisão.

Índice de reprodução de cor
40%

Índice de reprodução de cor
100%

Eficiência Luminosa

Unidade: lúmen por Watt (lm/W)

É a relação entre o fluxo luminoso emitido e a energia elétrica consumida (potência).
É útil para averiguarmos se um determinado tipo de lâmpada é mais ou menos eficiente do que outro.

Vida útil de uma lâmpada

É dado em horas e é definido pela média aritmética do tempo de duração de cada lâmpada ensaiada.

Pensando nesses fatores importantes da iluminação a Elétrica ES, através do seu departamento de engenharia, desenvolve de forma bastante diversificada, estudos de iluminação de acordo com as necessidades do cliente, para proporcionar ao mercado uma série de princípios que fazem da nossa filosofia: satisfação total dos clientes atendidos, com um eficiente suporte de assistência técnica pré e pós-projeto e garantia absoluta para todas as instalações em sistemas de iluminação.

© 2013 Elétrica ES - Instalações e Manutenção Elétrica
Topo